Outro lugar qualquer, 25 de dezembro de 2012
Querida Netinha,
Sinto muito a sua falta, um Natal sem você aqui ao meu lado não é um Natal que eu possa chamar de completo. Eu estou aqui, com o vovô, com meus outros filhos e netos, mas não tendo vocês, falta parte de mim também, mas eu entendo os motivos que levaram vocês ficarem aí este ano e com essa carta você me deixou próxima de ti em sentimentos e pensamentos.
Eu gosto de ver essa sua curiosidade, me lembra muito sua mãe quando era criança, vocês duas são muito parecidas mesmo. Mas diferente de sua mãe, acho que você tem razão em querer respostas já, e terá elas vindas de mim, quando temos perguntas elas devem ser respondidas na hora, caso contrário podemos esquece-las e isso pode fazer com que a gente não cresça tanto quanto cresceria se tivessemos a resposta. Nunca deixe suas perguntas sem respostas, elas criam sua identidade.
O Natal é um tempo mágico, tempo de nascimento, de vitória, esperança, confiança, simplicidade, caridade... Jesus, uma criança nascida de uma Virgem Maria, que recebeu todo o apoio do seu pretendente em casamento, mesmo sabendo que ele não era o pai do menino, isso porque ele confiava na Moça e sabia que ela não teria feito nada fora do acordo. Um menino que nasceu com uma Missão, que trouxe Vida a quem precisava acreditar que ela existia. Uma criança que nasceu entre animais, numa manjedoura com pedaços de tecido das vestes da mãe e palha. O Natal é como uma festa de aniversário, mas uma festa muito especial, uma data importante para os cristãos.
Talvez você não entenda muito sobre a vida desse Menino e de sua Mãe, e por isso sua mãe não deve ter lhe explicado o que perguntou.
As pessoas são tocadas por essa magia do Natal, todos juntos se fortalecem, aprendem, crescem.
Natal é tempo de sonhar, e sonhar significa esperar por algo especial, lutar para sua realização, quando sonhamos muitas vezes precisamos que outras pessoas nos ajudem a alcançá-los, e pra termos gente ao nosso lado, precisamos ajudar também. Para um realização pessoal e principalmente, coletiva.
Esperar o Papai Noel, é esperar que essas realizações cheguem com o bom velinho. Assim como você manda cartinhas para o Noel pedindo uma boneca ou um vestido, outros pedem um trabalho melhor, uma casa, comida... As diferenças trazem pedidos diferentes, sonhos inimagináveis, palpáveis ou não. Cada um de nós tem seus sonhos, alguns podem ser os mesmos de outras pessoas, mas cada um de nós tem um sonho único, que ninguém mais tem, e durante a vida, durante os Natais, cada pessoa descobre qual é o sonho que a define e o qual, mesmo realizado, será sempre seu maior sonho.
A felicidade se espalha pelo mundo, a união e a caridade trazem dias melhores, poucos, mas já são suficientes para paramos para pensar no significado do Natal, das pessoas, do mundo, dos sonhos... Para descobrirmos o valor das pessoas e o nosso valor. O valor da vida.
Feliz Natal minha querida; um beijo,
sua vovó
( Vivi Louhrinci )